O Topolino nada mais é do que um pequeno camundongo da espécie Mus musculus.
Conhecido nos Estados Unidos, Escócia e Inglaterra como Mini mouse, este pequeno roedor está virando moda e é um dos pets mais procurados.
História:
Desde a antiguidade o camundongo vive com o homem. parece ter sido introduzido na Europa Ocidental há cerca de 800 anos. Alguns cientistas acreditam que o camundongo se desenvolveu do rato sob condições onde era menos importante ser grande e feroz que ser capaz de escapar por pequenos buracos. Hoje é encontrado em toda parte. Viaja com o homem, muda-se com ele e com ele alcançou paragens longínquas, no interior do Círculo Polar e no alta das montanhas. Vive tão à vontade nos campos e jardins como no interior de nossas casas. Constrói seu ninho em pequenas aberturas que faz em paredes e portais, ou esconde-se no interior de aparelhos elétricos, poltronas e estantes de livros.
Topolino:
NOME POPULAR: Topolino, camundongo
NOME CIENTÍFICO: Mus Musculus NOME EM ITALIANO: Topolini
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
FAMÍLIA: Muridae
TAMENHO: 8 - 13 cm (inclusive rabo)
PESO: 20-21 gramas
TEMPO DE VIDA: em torno de um ano
ESTAÇÃO DEMCRIAÇÃO: Contínuo
PERÍODO de GESTAÇÃO: 19-21 dias
NÚMERO DE FILHOTES: 3 a 8 filhotes (5 a 6 ninhadas/ano)
MATURIDADE SEXUAL: de 42 a 45 dias
PERÍODO DE GESTAÇÃO: de 19 a 21 dias
DIETA: Herbívoro / Onivoro
CARACTERÍSTICAS: Visão razoável, cheiro Excelente, audição Excelente (sons lançados especialmente altos que estão além do alcance de audição de humano).
ATIVIDADE: Noturno
Erradamente algumas pessoas o chamam de Hamster Topolino ou Camundongo Dalmata mas, na verdade ele é um camundongo da espécie Mus Musculus.
Os camundongos não só cativam nossa imaginação mas eles também fazem parte muito importante da nossa história. Um de nossos ratos favoritos é Mickey Mouse que nos encantou desde 1920. O camundongo é uma criatura muito adaptável que pode prosperar em quase qualquer ambiente e resistiu a muitas tentativas de erradicar durante séculos. Se criá-los com pet e com carinho, eles podem se tornar totalmente domésticos e muito brincalhões.
De porte pequeno e delicado, pesa de 10 a 21 g e mede de 8 a 13 cm, contando com a cauda. Possui orelhas grandes, olhos pequenos e nariz pontudo. O Topolino é encontrado sempre em duas cores, o mais comum é o branco e preto mas, também estão sendo vendidos camundongos, um pouco maiores que eles, na cor marrom claro, marron escuro e cinza claro.
Os camundongos adoram aninhar em tocas ou dentro de estruturas. Na natureza estabelece um território próximo à fonte de alimentos, geralmente de 3 a 10 metros de sua toca. É curioso mas cauteloso. É um excelente escalador.
Alimentação:
São onívoros, mas preferem comer grãos e cereais como: aveia, semente de girassol, flocos de milho, etc. Em cativeiro, pode-se complementar sua alimentação com ração própria para roedores
Limpeza:
Como os hamsters e ratos em geral, se auto limpam (o que dispensa o banho), mas o criador pode “ajudar” a manter a higiene do animal limpando a gaiola duas vezes por semana.
Gaiola:
No caso do topolino, é importante que a gaiola tenha as grades estreitas, senão ele poderá escapar facilmente, e fundo de plástico. Pode-se também optar pelo aquário de vidro, desde que tenha uma tampa que passe ar para o animal respirar.
Na gaiola, não se esqueça do comedouro, do bebedouro e da rodinha, pois como o hamster, a rodinha é um item fundamental para eles, pois o roedor tem a necessidade de se exercitar. Para forrar a gaiola, pode-se usar areia de gato ou serragem especifica para roedores, vendida em qualquer pet shop.
Domesticação:
O bom do topolino é que não há a necessidade de se domestica-lo para poder manusear o animal (como o hamster, por exemplo), pois é de sua natureza ser dócil. Só um conselho que dou, é ao brincar com ele, tome cuidado para que o mesmo não entre debaixo de nenhum móvel e possa vir se machucar.